Olá, amigos do Fã-Clube Globo Esporte.
A partir de hoje, entra no ar mais um quadro deste Blog: o Fã-Clube Entrevista. O objetivo do mesmo é entrevistar com no máximo, 10 perguntas, uma personalidade da mídia esportivo, atletas esportivos e pessoas que colaboram direta e/ou indiretamente com o esporte em geral.
E para começar este quadro, fiz uma grande escolha, bem pensada e sensacional: bati um papo com o grande Linhares Jr, narrador do SporTV e do Premiere FC. Saiba um pouco da história dele neste meio de comunicação esportivo, na entrevista abaixo.
Espero que gostem!
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Conte-me um pouco mais sobre sua vida, para que os leitores do nosso Blog estejam cientes e saibam um pouco mais do nosso ilustre entrevistado. E pra quem não conhece, passe a saber e prestigiar o seu trabalho.
Linhares Jr: – Olá! É um grande prazer falar com vocês. Estou nessa vida há quase 30 anos. Comecei em 1983 na Rádio Paraná de Curitiba, fazendo reportagens, plantão e narrando esportes amadores... Ainda em 83 passei a narrar futebol profissional e daí em diante não parei mais. Fiz televisão, jornal e rádio. Assessoria de imprensa de piloto na F-1 e na F-Indy (Mauricio Gugelmin) e outras categorias. Em 2008 recebi um convite do Sportv para mudar para São Paulo e encarei o desafio... Passei a fazer jogos no Premiére, Sportv e a Globo me convocou para o Show do Intervalo...
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Quando despertou em você a vontade de ser Jornalista?
Linhares Jr: Sempre gostei de rádio, como ouvinte... No chuveiro eu narrava jogos de futebol ao invés de cantar... Adorava jogar futebol e no futebol de botões eu exercitava minha veia de narrador... Fiz a faculdade de Arquitetura na Universidade Federal do Paraná, mas no meio do curso apareceu o rádio e acabei largando tudo...
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Você se espelhou em alguém para exercer a profissão que estás atualmente?
Linhares Jr: Em 30 anos observei muita gente e tentei aprender com vários profissionais diferentes. No começo minha inspiração era o “Garotinho” José Carlos Araújo... Eu ouvia muito o campeonato carioca no rádio. Ele era da Nacional... Achava a narração dele divertida. Depois recebi um conselho do Lombardi Júnior (que já faleceu) e ele me disse par seguir a escola paulista porque no Paraná funcionava melhor. Na TV gosto do Galvão Bueno. Sou fã dele... O cara tem o timing certo da emoção nos grande eventos... O Luis Carlos Júnior (do Sportv) tem isso também... Aquela coisa da palavra certa na hora certa... Olho para muita gente e tento enxergar o ponto forte de cada um para aprender coisa positivas. O livro do Bob Faria sobre narradores é muito bom para quem quer investir na profissão...
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Em qual emissora de comunicação você começou? As dificuldades/obstáculos eram grandes? Antes de ingressar em um veículo de comunicação, poderia dizer aonde você se formou?
Linhares Jr: Comecei na Rádio Paraná de Curitiba e lá passei por quase todas as emissoras (Clube, Cidade, Independência, Capital, CBN, Globo). Fui chefe de equipe na Rádio Eldorado. Trabalhei no jornal O Estado do Paraná na cobertura da F-1 e fui colunista da Gazeta do Povo. Narrei futebol na TVA, NET e na RPC antes de vir para São Paulo. Fiz jornalismo no inicio do século e me formei em 2001... Na Universidade Tuiuti do Paraná.
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Quando começou à trabalhar na Globo? E qual é a sensação de colaborar imensamente com a brilhante equipe da GloboSat?
Linhares Jr: Fui convidado em 2008 para vir para São Paulo, mas já trabalhava na Globo do Paraná (RPC). Como Sportv minha relação começou mesmo em 2006, quando comecei a transmitir jogos no Premiere e depois na cobertura do Pan Rio 2007.
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Você se lembra do primeiro evento que narrou? E qual foi pra você, o jogo mais marcante de sua vida desde seu início de carreira?
Linhares Jr:Minha primeira transmissão foi um jogo de vôlei do campeonato brasileiro de seleções juvenis. Era o repórter. No futebol profissional minha estréia foi no Maracanã, narrando um jogo entre o Botafogo e o Coritiba pelo Brasileiro de 83. No Rádio, o jogo que marcou minha vida foi a final da Copa do Mundo em 1986 no estádio Azteca, Argentina x Alemanha... Na TV, a cobertura do Pré-olimpico no Perú no ano passado foi marcante. Um trabalho fantástico de equipe e um resultado muito bom de audiência.
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Quais os esportes que você mais se identifica?
Linhares Jr: Olha, narro muito futebol... Mas gosto de vôlei e automobilismo... Fiz algumas transmissões diferentes como o Troféu Brasil de Atletismo e o Mundial de Karaté em Curitiba. A gente tem sempre que estar pronto para qualquer desafio...
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Qual seu maior sonho como Jornalista? Há algum que ainda não realizou?
Linhares Jr: Meu sonho já se realizou... Estou trabalhando onde sempre pensei em estar. Hoje trabalho para evoluir, crescer na empresa onde trabalho e apenas isso... Obrigado pela oportunidade. Um grande abraço a todos...
Emerson - Fã-Clube Globo Esporte: Agora, por gentileza, deixe um recado para os leitores do Blog do Fã-Clube Globo Esporte que desejam seguir na área do Jornalismo Esportivo e aos que admiram seu trabalho, que são muitos desde já!
Linhares Jr: Espero que todos curtam muito o blog e participem com idéias e opiniões... Para quem quer seguir este caminho e qualquer outro e acreditar naquilo que você sonha e lutar sempre por isso, sem nunca pensar em desistir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira os principais destaques do mundo esportivo, Boletins dos clubes do coração. Após ler, não deixe de comentar! FCGE agradece.