Está no ar o primeiro resumão de Março, que nunca, jamais, te deixa na mão: COLUNA FC. Com ás últimas novidades desta quinta-feira. Vamos à elas? Dá-lhe lá:
→ Leio no UOL Esporte que Rubens Barrichello foi uma das estrelas brasileiras na transmissão da TV Globo na Fórmula durante os 19 anos que esteve na categoria. Nesta quinta-feira, ele anunciou que vai correr na Fórmula Indy em 2012 – competição que é televisionada pela Bandeirantes. Rubinho concedeu uma entrevista, depois do anúncio, ao Globo Esporte – programa esportivo diário da TV Globo – e logo após explicar os motivos da transição, fez um apelo ao apresentador Tiago Leifert: “Não me deixa, não. Me mostra de vez em quando”, apelou Barrichello. Leifert foi sincero e disse que fará o possível: “A gente não tem direito de transmissão, mas vamos fazer o máximo para mostrar os seus resultados”.
→ O Fã-clube Globo Esporte deseja parabéns ao repórter Mauro Naves, que completa 25 anos de TV Globo! No dia de hoje, nada mais justo do que singelos recados no Twitter, rede social que é fenômeno de usuários. Vêem aqui em um link extraído do Esporte e Mídia, um espichado texto em que relata ás mensagens dos jornalistas companheiros de Mauro na Globo e também das demais emissoras. Vale lembrar também que ele é considerado o "Léo Batista de São Paulo", pelo motivo de tantos anos na Globo e pela experiência adquirida ao longo dos anos. Além disso, ele também é apelidado de "Presidente", por ser o mais velho da casa. Sucesso e que venha mais 25 anos de sucesso, e muito mais.
→ Também neste, fico sabendo que à partir desta quinta-feira a operadora de TV via satélite Via Embratel passará a se chamar Claro TV. É o que determina o acordo firmado entre a Embratel e a Claro, empresas do grupo América Movil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Segundo o R7, por Daniel Castro, o anúncio foi feito pelo presidente da Embratel, em um e-mail enviado aos funcionários. Uma das novidades da Claro TV, terceira maior operadora do país, deve ser o Fox Sports Brasil que integraria o pacote Família. Procurada pelo blogueiro do R7, a Via Embratel disse oficialmente não ter informações sobre a mudança de nome da operadora. Já o Grupo Fox ainda não confirma a distribuição do Fox Sports pela Claro TV. Segundo a Veja Online, por Lauro Jardim, o Fox Sports decidiu que na semana que vem, quando todos os times brasileiros estarão em ação pela Taça Libertadores da América, a emissora não vai exibir jogos no Speed.
→ O SporTV transmitirá alguns jogos dos Campeonatos Mineiro, Gaucho e Carioca. Vi no "Canal Campeão" que será transmitida a partida entre Olaria x Vasco, no próximo sábado, ás 16:00. Este é só um exemplo de jogo que será transmitido, de diversos outros já acertados. Vale lembrar que Jader Rocha, ex-RBS TV e que agora é narrador do SporTV, narrará no sábado um jogo do Campeonato Italiano, como ele mesmo divulgou no "Redação SporTV" desta quinta-feira. No domingo, narrará um jogo do Cariocão, mais precisamente do Flamengo. Resta saber se terá exibição do Premiere FC, ou do SporTV.
→ A Fifa escolheu seguir parceira da Globo na transmissão da Copa do Mundo em 2018 e 2022 ao comparar o trabalho da emissora carioca à Record. Esta é a visão de Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo Esportes, que foi duro ao comentar sobre a diferença entre as duas concorrentes.“A Globo está mil anos-luz à frente da Record. Quando eles comparam o Pan da Record com um Pan e uma Olimpíada da Globo, não tem comparação. Foi o que eles disseram”, disse Campos Pinto, em referência à Fifa. “Quando uma empresa do porte da Fifa vai vender os direitos, ela não olha só para o dinheiro. Eles estão tendo com a Copa de 2014 uma experiência que nunca tiveram antes. Estamos produzindo todas as coisas. O sorteio preliminar nós é que fizemos, faremos também com o sorteio da Copa das Confederações e o da Copa. Isso para eles é muito bom, porque eles não têm de trazer isso da Europa”, disse Campos Pinto. A notícia da negociação dos direitos de TV caiu como uma bomba no mercado na última terça. Sem licitação, a Globo estendeu o contrato com a Fifa pelas Copas de 2018 e 2022. A emissora já é dona dos direitos de 2014, sublicenciados para parceiras como Band, Bandsports e Espn Brasil, além do Sportv. A Record, na última quarta, posicionou-se sobre o assunto, classificando a negociação como “não transparente” e prometendo buscar seus direitos nas Justiças suíça (país em que a Fifa está sediada) e brasileira. Para Campos Pinto, a ideia não faz sentido. “Quando a Record conseguiu os direitos dos Pan-Americanos de 2015, 2019 e 2023, ela renovou unilateralmente com a Odepa [Organização Desportiva Pan-Americana] e a Globo não falou nada. A Globo acha natural o dono do direito decidir. Agora eles estão reclamando do quê?”, disse o executivo. A Record foi consultada novamente pela reportagem para posicionar-se a respeito das críticas feitas pelo rival. A emissora, no entanto, entende que trata-se de uma opinião e prefere não fazer comentários sobre o assunto. Atualmente, o grande trunfo da Record na briga pelos direitos é a Olimpíada de Londres, que será exibida por ela com exclusividade na TV aberta. Em 2016, com a competição acontecendo no Rio de Janeiro, a Globo voltará à disputa.“Para 2016 eles [COI] venderam primeiro para nós, em caráter não exclusivo na TV aberta e em caráter exclusivo na TV fechada, na internet e em telefonia celular. Só depois é que eles venderam a TV aberta para a Record, também em caráter não exclusivo. Eu acho que quando fazem primeiro conosco eles estão dando mostras de que aprovam nosso trabalho”, disse Campos Pinto.
→ A Rede Record divulgou um comunicado em que manifesta surpresa com o
anúncio de que a Fifa negociou os direitos de transmissão das Copas do
Mundo de 2018 e 2022 com outra emissora sem promover qualquer tipo de
concorrência. De acordo com a Record, o diretor de TV da Fifa, Niclas Ericson,
prometeu que licitação seria pública, transparente e aberta em regime
semelhante ao que a Fifa realiza em países do mundo inteiro. A emissora,
então, entregou ao dirigente um documento afirmando que concorda com
todas as condições para a aquisição dos eventos. Leia a íntegra do comunicado da Record: "A Rede Record vem a público manifestar absoluta
surpresa com a decisão da Fifa de prorrogar o acordo de direitos de
transmissão das Copas do Mundo de 2018 e 2022 para o Brasil com uma
outra emissora sem qualquer licitação. A Record foi informada em 2010, logo após o término da Copa do Mundo, pelo diretor de TV da Fifa, sr.
Niclas Ericson, de que haveria uma concorrência pelos direitos de
transmissão dos eventos promovidos pela Fifa em 2018 e 2022. No encontro
realizado no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, a direção de nossa
empresa ouviu garantias de que a licitação seria pública, transparente e
aberta em regime semelhante ao que a Fifa realiza em países do mundo
inteiro. Na oportunidade, a Record também entregou à Fifa um documento
oficial afirmando que concorda com todas as condições para a aquisição
dos eventos. O acordo
com a concorrência foi anunciado sem que qualquer outra empresa de
comunicação brasileira tenha sido consultada. A informação foi divulgada
no mesmo espaço de notícias em que a Fifa anuncia a abertura de
licitação dos direitos para centenas de países da Europa, como Alemanha,
Itália e Portugal; da Ásia como China e Índia; da Oceania como
Austrália, da África, além de Estados Unidos, Canadá, América Central e
da própria América do Sul. É
estranho verificar que para o Brasil o método seja outro. Um contrato
sem concorrência decidido fora do horário comercial, sem ser à luz do
dia e de forma transparente. Relevante,
também, ressaltar que a empresa que teve seu acordo prorrogado com a
Fifa gosta de se autointitular como um dos maiores grupos de comunicação
do mundo. Em contrapartida, mostra em seus métodos que não aceita
concorrência livre em que a melhor proposta seja a vencedora.
→ Informativo Surto Olímpico, por Regys Silva: Nessa última
semana, quatro brasileiros conquistaram vagas nos Jogos de Londres. Nos
Saltos Ornamentais, no Atletismo e no Hipismo. Hugo Parisi
na Plataforma de 10m e Cesar Castro no Trampolim de 3m garantiram vagas
para o Brasil em Londres 2012 ao passar para as semifinais da Copa do
Mundo de Saltos Ornamentais. Andressa Mendes (Plataforma de 10m) e Juliana
Veloso (Trampolim de 3m) dependem da lista da FINA com os atletas qualificados. No Atletismo,
Adriana Silva garantiu vaga na Maratona ao baixar o tempo exigido pela
CBAt (2h30min07seg) na Maratona de Tóquio. Ela chegou em 9º lugar
com o tempo de 2h29min e 17 seg. No Hipismo,
Luiza Almeida se classificou para o Adestramento ao fazer 71,325% no
Grand Prix Freestyle em São Paulo. Outras Notícias: Índia (Masculino)
e África do Sul (Feminino) conquistaram os primeiros Torneios Pré
Olímpicos do Hóquei na Grama, realizados na Índia, e conseguiram
as suas vagas em Londres 2012. Começou hoje,
no Rio de Janeiro, o Torneio Latino-Americano de Tênis de Mesa. Entre
os dias 4 e 6 de Março irão rolar as Seletivas Olímpicas para o Torneio
Individual. o Torneio por Equipes (que começa já amanhã) decidirá
vagas para o Campeonato Mundial por equipes, a ser na Alemanha. Que
é onde se decidirão as vagas do Torneio Olímpico por equipes.
Bom, este foi mais um COLUNA FC. Mande e-mail para contatofcge@globomail.com. Qualquer outra dúvida, vá até a guia "Contato" deste blog, e confira os canais em que você pode manter contato conosco.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Confira os principais destaques do mundo esportivo, Boletins dos clubes do coração. Após ler, não deixe de comentar! FCGE agradece.